segunda-feira, 30 de março de 2020


ATIVIDADE – 04 DOMICILIAR REFERENTE AO DIA 30 DE MARÇO DE 2020.


ORIENTAÇÕES PARA RESOLUÇÃO DA ATIVIDADE – 04 DOMICILIAR REFERENTE AO DIA 30 DE MARÇO DE 2020

1. copiar os textos e as questões no caderno e resolver os mesmos.
2. copiar de caneta AZUL ou PRETA e responder de CANETA.
3. apresentar a atividade no retorno das aulas devidamente respondida.

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS PARA 6º ANO.
E.M.E.F. José Eduardo de Sousa.
Aluno (a) _______________________________. Nº. ______.
Ano: ___. Turma. ___. Turno. ___. Questões certas: ________. Questões Erradas: ___________

TEMA DA AULA: ATIVIDADE – 04 DOMICILIAR REFERENTE AO DIA 30 DE MARÇO DE 2020.

Copie o texto para o seu caderno, faça a leitura do mesmo e responda as questões que segue:
A Arca de Noé
Um dia Deus chamou um homem chamado Noé e pediu que ele construísse um barco enorme — que todo mundo chama de Arca de Noé — e botasse dentro dele um casal de cada tipo de bicho. Noé fez tudo direitinho. Tinha de tudo dentro do barco: leão e leoa, cachorro e cachorra, gato e gata...
“Tinha peru, tinha pato.
Tinha vespa e carrapato.
Avestruz, carneiro, pinto...
Tinha até ornitorrinco.”
Um dia choveu tão forte que não dá nem para imaginar. Mas imaginem... O mundo ficou todo coberto. Será que a Arca de Noé afundou junto com todo o resto ou permaneceu na superfície das águas e salvou os animais?
Recriação da história bíblica, A arca de Noé da Ruth Rocha encanta pela linguagem ao mesmo tempo poética e coloquial — traços que os desenhos de Mariana Massarani souberam captar tão bem.
Disponível em: <http://www.ruthrocha.com.br>.
QUESTÃO – 01.  Identifique o gênero do texto acima:
A. (      ) notícia             
B. (      ) resenha            
C. (      ) poema                     
D. (      ) conto bíblico

QUESTÃO – 02. Em “[...] e pediu que ele construísse um barco enorme [...]”, “ele” refere-se a quem?
Refere-se ao homem chamado Noé.
R:

QUESTÃO – 03. Assinale a passagem que contém o clímax da história “A Arca de Noé”:
A. (      ) “[...] pediu que ele construísse um barco enorme [...]”
B. (      ) “[...] e botasse dentro dele um casal de cada tipo de bicho.”
C. (      ) “Um dia choveu tão forte que não dá nem para imaginar.”
D. (      ) “O mundo ficou todo coberto.”

QUESTÃO – 04. Aponte a frase em que o livro “A Arca de Noé” é avaliado:
A. (      ) “Noé fez tudo direitinho.”
B. (      ) “Tinha de tudo dentro do barco [...]”
C. (      ) “Será que a Arca de Noé afundou junto com todo o resto [...]”
D. (      ) “[...] encanta pela linguagem ao mesmo tempo poética e coloquial [...]”

 QUESTÃO – 05. Na oração “Noé fez tudo direitinho.”, o termo “direitinho” indica:
A. (      ) o modo com que Noé fez tudo.              
B. (      ) o meio com que Noé fez tudo.
C. (      ) o tempo com que Noé fez tudo.             
D. (      ) o lugar em que Noé fez tudo.

QUESTÃO – 06. No trecho, “Mas imaginem...”, a pessoa que escreveu o texto:
A. (      ) dá uma ordem ao leitor.                 
B. (      ) faz um convite ao leitor.
C. (      ) expõe um desejo ao leitor.                     
D. (      ) transmite uma informação ao leitor.

QUESTÃO – 07. No fragmento “[...] traços que os desenhos de Mariana Massarani souberam captar tão bem.”, a palavra “tão”:
A. (      ) intensifica o sentido de “bem”.
B. (      ) explica o sentido de “bem”.
C. (      ) complementa o sentido de “bem”.
D. (      ) define o sentido de “bem”.

QUESTÃO – 08. Na parte “Tinha de tudo dentro do barco: leão e leoa, cachorro e cachorra, gato e gata...”, os dois-pontos introduzem:
A. (      ) uma opinião sobre os pares de animais.
B. (      ) uma descrição dos pares de animais.
C. (      ) uma comparação entre os pares de animais.
D. (      ) uma enumeração dos pares de animais.

QUESTÃO – 09. As aspas foram usadas no texto para indicar:
A. (      ) uma fala de Noé no livro.
B. (      ) a parte principal do livro “A Arca de Noé”.
C. (      ) uma fala da narradora do livro “A Arca de Noé”.
D. (      ) um comentário de quem escreveu o texto acima.

Leia o texto a seguir e resolva o que pede a questão.
COMO É FEITO O CHICLETE?
Primeiro se faz uma mistura de vários tipos de borracha, que é chamada de goma base. Depois são incluídos resinas e óleos vegetais, que amaciam a massa, substâncias minerais, que encorpam a mistura, e açúcar, corantes, aromas e ácidos, que dão o sabor. Em seguida, essa massa é esticada, cortada e são acrescentados um xarope de açúcar e essências que formam a casquinha crocante do chiclete. Aí é só embrulhar.
Recreio, n. 516, p. 5.
QUESTÃO – 10. A finalidade desse texto é
A. (      ) informar como o chiclete é feito.
B. (      ) descrever as características do chiclete.
C. (      ) enumerar os produtos de que é feito o chiclete.
D. (      ) apresentar os ingredientes do chiclete.

6º ANO TURMA - A -.     https://forms.gle/rKDr4VxidFJrZt1e6 6º ANO TURMA - B -.   https://forms.gle/rKDr4VxidFJrZt1e6 6º ANO TURMA - C ...